Translate

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Moda, Seguir ou não seguir? Eis a questão!



                                   

                                   Moda, Seguir ou não seguir? Eis a questão!

                     Primeiramente definimos a palavra moda vem do Latim "modus", que é estilo, mas também "encaixar direito", e na verdade sempre foi considerado 'moda' o que é percebido como adequado, justo e apropriado em um determinado tempo e em um determinado lugar em situações e em diferentes momentos. A combinação de 'moda' a palavra "moderno" - no sentido de "amarrado até o presente, o tempo presente" - então nos permite compreender como, na dinâmica da moda, é essencial saber identificar o que é certo e adequado quando se apresente. A moda tornou-se objeto legítimo de análise científica, no início do século, com os estudos de Georg Simmel e Thorstein Veblen. Partindo do principio do significado da palavra, devemos considera a famosa frase de uma das maiores precursoras do século passado, Coco Channel: "A moda passa o estilo fica", o quer dizer que o modismo lançado todos os dias ou o que se vê na passarela devem servir somente como referimento não uma obrigação e deve se encaixar no seu modo de ser. E se adequar ao local onde você estará. O nosso estilo (O que eu sou) seria o ponto de partida. Hoje vivemos em uma sociedade pluralista, e este modo de ser hoje nos permite não sermos mais uniformizados pela moda como acontecia nos séculos passado. Em outras palavras quero dizer, você se veste como você se sentir melhor. Sem ter a obrigação de seguir tudo o que aparece nas paginas das revistas de moda para ser etiquetada como IN ou Out naturalmente mesmo por que se formos seguir revistas à risca ou decidirmos ser "garota propaganda" de um produto podemos cair no senso comum e corremos o risco de encontrarmos uma nostra Gemella (eu particularmente compro uma peça ou outra que esteja ”in Voga”, porém a uso anos depois, este é meu estilo é o meu modo ser). Devemos também usar o bom senso de escolher a roupa para o ambiente e hora para não sairmos em completo desiquilíbrio, e sermos atacados por olhares fulminantes de desaprovação (não quero dizer que não podemos ousar sermos irreverentes) ou que devemos viver de acordo com padrões da sociedade, mas o que é fora de um com texto esta fora.

                                                         Ou tudo ou nada.

                                        Existem poucas pessoas neste mundo que sabem carregar um estilo "over the top", está no modo de ser, no sangue, existem pessoas que não conseguem viver sem muitos braceletes, colares, anéis etc... A pergunta é, é Out? Minha resposta pessoal é não, se ela sabe carregar. E estas pessoas ao mesmo tempo em que não se sentiriam bem de outra forma, não se sentiriam constrangidas com os olhares de desaprovação dos que lhe estão em torno ou de algum leigo no assunto, ter estilo. Este é o ponto da questão, você tem que se assumir, Carregar o que você se propôs. Por outro lado existem pessoas que com austeridade ou com um estilo soft podem roubar a cena de um local. Isto também se chama estilo. Agora tem aquelas que querem ser o que não podem carregar e provocam um efeito muito atordoante para si e para os presentes. Isto eu chamo de "Fora de Moda" seguindo o principio do significado da palavra moda.
                                                                  
                                                                  Idade.

                   Aqui entraremos em um tópico muito discutido. Idade cronológica: idade "eu não me sinto com a idade que eu tenho”, sim, a primeira pergunta você mantém uma idade física de acordo com a que você sente de ter? sim? ótimo, não? então nos coloquemos dentro de um equilíbrio para evitarmos até mesmo um desgaste emocional... Ex.eu tenho 40 anos, mas me sinto com 20, 25 anos ou até mesmo algumas pessoas se sentem com seus 18. Please, Stop, acreditem esta fórmula não da certo. (comigo particularmente, as pessoas me dão até uns 10 anos a menos), porém meu bom senso me faz vestir-me com no máximo cinco anos a menos. Claro que se você se sente bem em fazer a Girlie, não sou eu que direi o que deve mudar de opinião, mas, não acredite na amiga que diz que você esta ótima com idade cronológica de 40 vestida como uma New Face. obs.: isso vale também para os homens.
                                                         
                                                                 Sociedade
               
                  A moda pode, portanto, manifestar-se de diferentes maneiras em diferentes sociedades e em períodos históricos específicos. Nós já vimos como na sociedade de hoje parece se tornar cada vez mais importante: um motivo para esse fenômeno é a unidade para a diferenciação das formas de vida de diferentes grupos sociais, que é acompanhado pelo surgimento de uma estrutura social em que cada vez mais articulada novos agrupamentos emergem. Deste processo de diferenciação e aumento de ofertas de mercado se inclui a para o indivíduo para mostrar sua identidade, ou a do seu grupo que pertence.
                                                         
                                                                 Medidas

                  Não vejo o porquê de muitas pessoas não conseguirem assumir aquilo que são, olham mais pelo lado estético do pelo lado saudável, fazendo o do próprio físico uma verdadeira apresentação de Luiz Gonzaga. Assim, Anorexia é fora de moda (se algum dia foi) hoje é considerado problema de saúde (se for o caso, procure um especialista), inclusive no mercado da Moda ha uma grande campanha das marcas para apresentar modelos bem mais reais do que aqueles que se apresentavam uma vez.

                                                                  Conclusão

                    Se você quer ser um (a) Savoir-Vivre basta seguir o bom senso acompanhando as ultimas tendência, adquirindo o necessário, seguindo estes raciocínios quero dizer em boas palavras: vestir-se bem é sentir-se bem, entrando em qualquer ambiente sem que passe despercebida (o).

Por Louise Balmain. Baci baci

Nenhum comentário:

Postar um comentário